Stylesight | Xangai

O Stylesight analisou a maior festividade da China, o Ano Novo chinês, e seu efeito sobre o mercado de varejo de Xangai. Fonte: Stylesight.com/Fotos:Reprodução

O Ano Novo chinês, também chamado de Festival da Primavera, que marca o início do ano lunar, é o maior e mais importante feriado cultural e comercial da China. Gastar dinheiro com roupas novas, presentes, comida e artigos de decoração é parte fundamental da data, assim como o Natal na tradição ocidental. Acredita-se que quanto mais se gasta e se dá durante essa época, mais se recebe no ano seguinte. De acordo com o Ministério do Comércio da China, entre 9 e 15 de fevereiro, o total de vendas no varejo foi 14,7% maior que em 2012, correspondendo a 539 bilhões de renminbis ou 86 bilhões de dólares americanos. Em Xangai, as vendas no varejo alcançaram 1,93 bilhão de renminbis, um aumento de 10,7% em comparação ao ano passado (China Daily).
1_164113841
As viagens e o turismo durante o Ano Novo chinês estão em pleno auge já que muitas pessoas evitam a tradição convencional de voltar para suas cidades natais e, em vez disso, viajam para as grandes cidades chinesas ou para o exterior. Entre os artigos de luxo, 60% são comprados pelos chineses em terras estrangeiras (Bain and Co., CNBC). Apesar da recente imposição de uma proibição do governo chinês sobre a publicidade de artigos de luxo no país (em uma tentativa de conter os gastos excessivos), muitas pessoas de cidades menores optam por viagens de ônibus com guia para cidades como Xangai para o Ano Novo chinês 2013, visitando os principais destinos de compras como Nanjing Dong Lu e Nanjing Xi Lu, semelhantes à Quinta Avenida em Nova York, para participar das vendas e das promoções dessa época tão especial do ano.

A EXPERIÊNCIA DE COMPRAS
Os shopping centers são um dos destinos favoritos durante o Ano Novo chinês. As lojas e butiques menores, geralmente, fecham durante os feriados porque os vendedores vão para suas cidades natais ou passam o tempo com a família. Por isso, os shopping centers, que já são uma parte importante da experiência de varejo na China, tornam-se o foco das compras no Ano Novo chinês. A publicidade visual forte e em grande escala domina o interior dos shopping centers, criando uma atmosfera festiva e divertida com várias oportunidades para os casais e as famílias tirarem fotos.

diorg
PUBLICIDADE VISUAL
As decorações tradicionais com pagodes incríveis, cerejeiras e lanternas vermelhas são essenciais para a publicidade do Ano Novo chinês, simbolizando o início da primavera. Entretanto, os shopping centers mais voltados para os clientes jovens e suas famílias estão optando por visuais mais criativos e comerciais como personagens de desenho animado infantis (Garfield) ou móbiles gigantes feitos com temas tradicionais da arte com papel. Fazendo associação com o Natal que acontece antes, o vermelho continua sendo a cor fundamental no Ano Novo chinês, com soldados quebra-nozes (vermelhos) ao lado de moedas douradas oferecendo um típico “cenário” do Ano Novo chinês para as pessoas tirarem fotos.

AS VITRINES DAS LOJAS
Tanto as marcas chinesas como as estrangeiras adotaram os temas do merchandising visual do Ano Novo chinês em 2013, pendurando as tradicionais lanternas vermelhas e fogos de artifício nas vitrines das lojas e como decalques adesivos. Como o Ano Novo chinês acontece entre o Ano Novo ocidental e o Dia dos Namorados de muitos países que é em 14 de fevereiro, às vezes, há uma coincidência visual nas vitrines das lojas, como a da Gap, que combina as duas datas em uma única vitrine festiva e com muito vermelho.

AS VITRINES DAS LOJAS: O ANO DA SERPENTE
Em homenagem ao animal do Ano Novo chinês 2013, a serpente, interpretações criativas surgiram em muitas vitrines, desde esculturas feitas com materiais não convencionais (como a grande serpente de tubulação da Calvin Klein Jeans) a cenários mais sutis com pele de serpente e também serpentes mais complexas e construídas ocupando uma vitrine a outra (Tod’s). Outras lojas escolheram opções mais sutis, incluindo serpentes camufladas em uma vitrine com tema tropical mais relacionado à primavera (Salvatore Ferragamo).

alter-store-xangai
ROUPAS NOVAS PARA O ANO NOVO
Tradicionalmente, no 大年初一Dà Nián Chūyī, ou “primeiro dia do grande novo ano”, todas as pessoas devem usar roupas novas, da cabeça aos pés, para anunciar a sorte do novo ano, que, em 2013, foi dia 10 de fevereiro. O vermelho é, geralmente, usado nesse dia porque simboliza boa sorte, prosperidade e saúde para os chineses e, muitas vezes, a cor é combinada com o dourado, que era uma cor imperial. Portanto, o vermelho é a cor essencial para as roupas e os acessórios do Ano Novo chinês e aparece com destaque em quase todas as vitrines e dentro das lojas durante as comemorações.

MODA ÍNTIMA: O VERMELHO DA SORTE
As roupas íntimas em tons de vermelho são um presente clássico e popular que os casais trocam durante o Ano Novo chinês, que, em 2013, coincidiu, de forma conveniente, com o Dia dos Namorados. Tradicionalmente, para as pessoas que estão fazendo 12, 24, 36 anos, e assim por diante, (o ciclo de 12 anos do zodíaco chinês), este é o seu 本命年 Běnmìngnián, ou seja, é um ano de azar para essas idades, o que é apenas mais um incentivo para usar roupas vermelhas, a cor da sorte, durante o ano todo.

A TROCA DE PRESENTES
Assim como acontece no Natal no Ocidente, a troca de presentes é um ritual essencial no Ano Novo chinês. Tradicionalmente, envelopes vermelhos com dinheiro, chamados de hong baos, são dados para parentes solteiros e idosos. Nos tempos modernos, dependendo da renda da pessoa, chocolates, kits com cosméticos e pequenos produtos de couro tornaram-se boas alternativas para o dinheiro e até já ultrapassaram as joias em popularidade (WWD). As cadeias varejistas de marcas de beleza, bebidas e alimentos, como Starbucks e Godiva, e as marcas de luxo, como Burberry e Prada, ofereceram produtos para presentear com o tema do Ano Novo chinês, apresentados por meio de merchandising somente com a cor vermelha para atrair e encantar os clientes.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s