Back do Fitness | David Nogueira

Oi pessoal, depois de alguns meses de férias estamos de volta com nossa coluna fitness. 

   
Quem já leu as colunas anteriores sabe que não sou profissional da área e sim alguém que, como vocês, procura estudar e se informar sobre o assunto para assim obter melhores resultados através da minha alimentação e dos meus treinos. Não canso de repetir que todas as orientações que tive vieram de um nutricionista e um profissional de educação física, aliados importantes na construção de uma vida fitness e saudável. Como ex-gordinho e, hoje em dia, atleta amador, procuro dividir nessa coluna alguns métodos e dicas pessoais que podem ser aplicados na rotina de qualquer pessoa. Busco, dessa forma, dar um enfoque mais simples e mais leve para um assunto que, às vezes, pode parecer tão sacrificante.
Vou reforçar de novo aqui o primeiro passo para se estabelecer uma rotina fitness para nossa vida: um objetivo. Tenha seu objetivo o mais claro possível. Ganhar ou perder peso? Hipertrofia com ganho de massa muscular? Definição? Resistência? Geralmente essas são as primeiras perguntas que você irá ouvir ao se matricular em uma academia ou se consultar com qualquer profissional. Só assim você irá poder adequar sua rotina e treinos. Eu mesmo estou em uma fase de bulking, que é o termo que se usa quando queremos aumentar a ingestão de calorias para ganho de peso. Mas, ao contrário do ano passado, estou fazendo um bulking “limpo” que significa priorizar a ingestão de carboidratos de baixo índice glicêmico, como batata doce, por exemplo. Já tem um amigo que está muito magro e precisa fazer um bulking “sujo” pois o metabolismo dele é acelerado de uma forma que não consegue ganhar peso. Por outro lado, minha irmã está com sobrepeso e precisa urgente entrar em uma dieta mais apertada com redução de ingestão de carboidratos e início de exercícios aeróbios. Cada um com seu objetivo. O que não podemos esperar são resultados milagrosos do dia para noite. Tudo é um processo que demanda tempo, investimento e muita paciência.
Então, hoje, minha proposta para você é: defina seus objetivos e trace suas estratégias. Não importa o quanto complicado você ache no começo, eu sei porque passei exatamente pela mesma coisa. Bem clichê dizer que o primeiro passo é o mais difícil, e é mesmo. Mas olha hoje em dia levar uma vida fitness está muito mais acessível para todos.
Aproveito para comentar as notícias sensacionalistas que pipocaram na internet nos últimos dias sobre um fisiculturista britânico que faleceu em virtude de câncer de fígado, supostamente devido a uma dieta a base de excesso de proteína. Primeiro devemos nos alertar aos excessos, que de todos os tipos, podem causar serias doenças. Segundo, vai aqui mais um reforço sobre a orientação de profissionais da área para qualquer tipo de mudança em sua rotina alimentar e de exercícios físicos. Por fim, vamos ficar atentos para não nos deixar confundir com notícias que muitas vezes são propagadas com o intuito apenas de gerar comoção. Não podemos afirmar quais outros hábitos, além da dieta, levaram ao colapso do organismo dele. Uma vida fitness deve ser sinônimo de saúde, ok? 
Fiquem alertas.

Vamos nessa e #stayfit !!! @davidlnogueira

    

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s