Vida Fit x Álcool | por David Nogueira

Oi pessoal, tudo bem? Estou de volta essa semana para falar de um assunto muito recorrente quando se trata de levar uma vida mais saudável e fitness: o quanto a ingestão de bebidas alcóolicas, mesmo que moderadamente, prejudica seu desempenho e desenvolvimento físico? A resposta vem, com o perdão do trocadilho, na lata: não prejudica, simplesmente IMPEDE. Na verdade, não apenas impede como também destrói seu crescimento muscular.  

  
Vamos lá, qualquer bebida que contenha álcool em sua composição irá diminuir os níveis de testosterona no seu organismo. Sabemos que a testosterona é o principal hormônio para o desenvolvimento muscular, então a matemática é simples, certo? Além disso o álcool atrapalha na sua síntese proteica (lembrando que a construção dos músculos se dá basicamente através da proteína) e anda contribui para o ganho de gordura!! Não está convencido ainda? O álcool impede que seu corpo absorva vitaminas importantes com a vitamina C, por exemplo, aumenta os seus níveis de cortisol (hormônio que consome sua massa magra) e, para finalizar serve como fonte de desidratação. Resumindo, a ingestão de bebidas alcóolicas vai completamente na contramão de quem tem como objetivo a hipertrofia, o emagrecimento ou qualquer tipo de desenvolvimento físico.
Então a resposta é ser radical e cortar esse hábito de uma vez por todas de nossas vidas? Seria o ideal. É o que eu, particularmente, busco fazer. Mas sabemos que beber faz parte de nossa cultura e é um modo de socializarmos, então como diminuir as perdas? 

  
A primeira dica é ficar de olho nos níveis de álcool de cada bebida. As destiladas (whisky ou vodca) tem cerca de 40% de álcool em sua composição, em contrapartida a cerveja tem 5%. Seria melhor escolher a cerveja então? Eis o engano: geralmente as pessoas acabem consumindo uma maior quantidade de cerveja do que de destilados e a cerveja é um hipercalórico, rica em carboidratos que irão se converter em gordura. Então a melhor opção acaba sendo realmente as destiladas em baixas doses e no máximo uma vez por mês. 

  
E o mito sobre uma taça de vinho por dia fazer bem? O vinho contém algumas substancias como os flavonoides que sim, são benéficas a saúde, mas essa substancias podem vir de outras fontes, ou seja, não caia nessa.

  

 Por fim, venho aqui alertar vocês sobre a propaganda enganosa, em todos os sentidos, de uma marca de cerveja que recentemente lançou uma versão destinada para pessoas que praticam atividades físicas afirmando que, além de ter baixa caloria, é fonte de hidratação pós treino!!! É um contrassenso tão absurdo que chega a ser ridículo. A indústria quer de toda forma tirar uma fatia desse grande bolo que é a demanda por produtos fitness e está apelando de todas as formar. Fiquem atentos e não deixem se enganar. Vamos nessa e #stayfit !!! @davidlnogueira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s